As cenas da Ressurreição

As cenas da Ressurreição

Domingo, dia 09 de Dezembro, Pastor Evandi Monteiro trouxe para nossa reflexão, alguns detalhes sobre a Ressurreição de Jesus Cristo, e as pessoas que anunciaram esta ressurreição. Foi após o momento de Santa Ceia, que abrimos nossas Bíblias em Lucas 24, e observamos os detalhes dos versículos 1 ao 12.

Cenas da Ressurreição

Antes de dar início aos pontos destacados do texto, Pastor Evandi nos alertou para um seguinte ponto: “Cristianismo envolve o comprometimento da vida a Cristo, não ao envolvimento desconcertado com a Igreja“. Boas ações não salvam. Obras, não nos conduz ao Cristo Ressurreto.

“No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro.
Encontram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas sem saber o que fazer.”
– Lucas 24. 1 ao 4

Desta situação, vemos três emoções que todas estas mulheres viveram:

1° Expectativa

Quando a morte na cruz se findava, os corpos eram retirados e jogados de qualquer forma á deriva, em penhascos, ou em certas ocasiões, nos sepulcros. Quando a morte de Jesus é consumada, seus discípulos pedem para que eles mesmos coloquem o corpo no sepulcro. E assim foi feito… Entretanto, estas mulheres queriam cuidar do corpo de seu Mestre, embalsar, limpá-lo, trocar suas vestes…

E elas criam uma expectativa para que isto aconteça, por isso, vemos o destaque no texto ‘de manhã bem cedo’, elas vão ao sepulcro levando as especiarias que haviam comprado exclusivamente para aquela ocasião.

Desta primeira emoção, Pastor Evandi nos fez refletir sobre algo muito importante: Prioridade.

Cada um de nós que vive pelo Espírito, sabe que uma vida com Deus não é fácil, mas mesmo em meio a todas as dificuldades precisamos estar olhando para nosso alvo; mantendo isso como prioridade em nossas vidas. Deus sabe o que realmente se passa em nosso coração, e mesmo assim, Ele quer ver as nossas atitudes diante Dele, por um passo de Fé que sempre devemos dar em direção a nosso alvo: Ele. Para que assim a sua glória seja manifestada em nossas vidas. Vidas que são prioridade Dele, vidas que devem Priorizá-lo.

2º Surpresa

A emoção de surpresa é destacada quando elas encontram a pedra removida. Podem até ter pensado que alguém chegara antes delas e levado o corpo de Jesus… Mas desta situação, precisamos tirar o ensinamento que devemos estar prontos para as surpresas que Deus no apresenta. Assim como aquelas mulheres ficaram surpresas ao ver a pedra removida, nós também ficamos surpresos ao vermos pedras de tropeços sendo atiradas para longe das nossas vidas; em quantas situações não já tropeçamos em infinitas pedras, e de quantas outras Deus tem nos livrado… Por isso, todos nós devemos está prontos e preparados para as coisas do Senhor, dando sempre prioridade a Ele, para que este se torne um princípio em nosso coração. E que as nossas surpresas sejam elas boas ou ruins, conserve a nossa Fé em Deus, para que não sejamos abalados, mas estejamos cada vez mais seguros.

3º Perplexidade

Quando estas mulheres entram no sepulcro, ficam perplexas por não encontrarem o corpo de Jesus Cristo. E quão questionamentos não fizeram sobre este assunto, com certeza devem ter se perguntando onde estaria o corpo de seu Mestre, se não o haviam tirado, ou roubado, ou levado para outro lugar… viram-se sem solução. E aí percebemos que mesmo vivendo com Cristo, temos um conceito diferente sobre a vida.

“De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhe disseram: ‘Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou!”
– Lucas 24. 4 ao 6

Aleluia Irmãos!! Vivemos para um Cristo que ressuscitou!

Não devemos pensar em um Salvador morto, nosso Salvador vive. E assim nós, devemos viver para Ele.

Esse versículo é remetido porque as mulheres não se lembravam das palavras de Jesus Cristo sobre a sua morte e ressurreição, e para anunciar está boa nova Deus providenciou 2 anjos, hoje, providência diferentes meios para falar ao nossos corações.

Porque aquilo que acontecia antes, hoje também acontece. Muitas vezes estamos na Igreja assistindo o culto, mas com a mente longe, pensando em outros conceitos sobre a vida, ou outros princípios que acaba não conduzindo com a Bíblia – que é a verdade. Isto não quer dizer que seja uma questão de incredulidade, mas de uma falta de interesse, uma questão de descuido e desobediência.

Precisamos priorizar nossa comunhão com Deus, buscar em Primeiro lugar o Seu Reino, para que de nenhuma forma sejamos pegos em uma negligência Espiritual, mas que a cada dia possamos ser guiados pelo Espírito Santo…
Que Deus restaure nossas vidas, nos encha com o Seu Espírito, nos ajude a manter uma vida devocional sadia, para que possamos ser exemplos para nossa família, para quem nos conhece, assim juntos possamos estar buscando sempre mais de Deus.

Estas foram ás palavras de encerramento de uma mensagem abençoada, e uma bênção ainda maior vimos e nos alegramos quando duas pessoas voltaram para os caminhos do Senhor. Assim como Pastor Evandi disse: “Deus existe. E Lúcifer também existe, e ele prepara armadilhas. E nós como Igreja, como servos de Deus, devemos estar sempre vigilantes. Orando, pedindo misericórdia e graça sobre as nossas vidas e sobre a nossa família, para que a cada dia possamos estar mais pertinho de Deus. Mais perto daquele que Ressuscitou, e que também nos Ressuscita das trevas para a Sua Luz. Que Deus abençoe a Todos!

No final do culto a irmã Lindalva Silva de França aceitou a Cristo como seu único salvador e os irmãos Samuel Silva Monteiro e Íthallo Henrique da Silva Borges voltaram aos caminhos do Senhor, e houve festa no céu.

Texto de Sara Natália

avatar
  Inscreva-se  
Notificar a