Como Noé, você conduza sua família com segurança

Como Noé, você conduza sua família com segurança

Domingo, dia 19 de Maio, celebramos mais um culto ao nosso Deus. Em continuidade as atividades atribuídas ao mês da família, contemplamos o agir de Deus na vida de uma querida família que congrega em nossa Igreja, a família de Alex Nascimento o qual juntamente com sua esposa Marleide e seus filhos deram seu testemunho. A Ir. Marleide testemunhou sobre suas dificuldades, vivenciadas juntamente com sua filha Dayane; pelos preconceitos existentes na sociedade, por ter uma filha surda, que desde pequena sofria preconceitos. Como família, falaram das dificuldades de uma forma ampla e geral de criar um filho surdo, pois no meio em que vivemos hoje, já é bastante difícil criar um filho ouvinte, um surdo ainda mais. Pelas dificuldades de aconselhar, de ensinar com mais clareza. E mesmo quando passaram por tantas dificuldades, viveram harmoniosamente e hoje ainda mais, uma família feliz e abençoada por Deus. Hoje, eles estudam a língua dela, uma maneira de demonstrar que valorizam ela, que a amam em respeito a ela conversam em libras mesmo que todos sejam ouvintes. Um testemunho maravilho, de superação, de amor e de gratidão, como Dayane falou, e pudemos tão bem entender pela interpretação da Ir. Jullyana Celly, o quanto se sentia amada pela família, e como para ela isso é importante. Um testemunho também de amor ao próximo, pois essa família é um dos motivos para que hoje exista o Projeto IMMA em nossa Igreja, onde professores e alunos tem se dedicado e se empenhando em aprender, ensinar e amar a todos, com inclusão, respeito e harmonia.

Dando continuidade ao Culto, a reflexão foi dada pelo nosso Pastor Evandi Monteiro, que trouxe o seguinte tema:

“Como Noé, você conduza sua família com segurança”.

Apesar da história de Noé ser contada nos capítulos de Gênesis o texto base para esta mensagem foi em Hebreus 11.7:

“Pela Fé Noé, quando ouviu o aviso de Deus acerca das coisas que ainda iriam acontecer e que ainda não podiam ser vistas, obedeceu a Deus, e, sem perder tempo, construiu a arca e salvou sua família. Pela Fé Noé condenou o mundo e pela Fé tornou-se herdeiro da Justiça”.

Antes de dar continuidade ao assunto abordado, Pastor Evandi nos atentou para o ponto importante a respeito da Fé. Que ao lermos este versículo, precisamos identificar que a Fé é fundamentada. Não é uma instrução cega. A Fé transcende a nossa mente, ela nos dá certeza e é intrasferível – É sua relação com Deus. A Fé é como enxergamos o visível pelo invisível!

A Fé é fundamental para a perseverança, é isso que nos leva a fazer coisas certas, na hora de tomar decisões, pois é assim que o Espírito Santo age em nossas vidas, nos fazendo enxergar o visível através do invisível, sem ansiedade, mas agindo por meio da fé, com confiança e segurança.

Enxergar o visível através do invisível é entender que a vida é feita de projeções para tudo, que o cristão, como Servo de Deus não pode viver uma vida passageira, pois isso é frustrante; mas devem viver uma vida projetada entender que mesmo que os espinhos sejam sufocantes, faz com que a gente não acredite que o Nosso Deus é o Deus que faz todas as coisas, faz com seu futuro seja garantido. E é isso, que aprendemos com a vida de Noé, ele ouvia a voz de Deus, mesmo vivendo em um mundo corrupto, tinha um perfil que enfatizado pelo escritor de Hebreus como um homem de caráter, princípios e integridade, o homem que testemunhava o Deus a quem servia. Assim, podemos ver nitidamente 3 característica destacadas sobre este homem extraordinário.

Noé vivia uma vida de Justiça

Mesmo vivendo em um mundo completamente corrupto, em uma sociedade em que existia um caos de valores, Noé era um ser humano completamente diferente. Vivia uma vida Justa aos olhos de Deus, não se corrompeu juntamente com a sociedade em que via, e algo importante a ser destacado, é que Noé apenas não se manteve em uma vida Justa, mas guiou sua família para que todos também fossem justos. A família de Noé era agradável aos olhos do Senhor.

E assim, Deus quer que vivámos, de uma maneira diferente, para que Ele esteja sobre as nossas vidas, para que possamos viver uma vida Justa, juntamente com toda a nossa Família. E pelo testemunho de vida de Noé, Deus foi Justo com ele.

  2º Noé vivia uma vida Pura

Noé sabia de perto o efeito que a depravação causava, vivendo em uma sociedade caótica, sem moral e princípios, Noé e sua família se mantiveram puros aos olhos de Deus, Noé a todo instante soube que se misturar com aqueles maus hábitos, não faria bem a sua família. Por isso se mantém puro, e guia sua família para que também se mantenha. Não foi fácil para Noé, assim como não é fácil para nós, nos mantermos puros com tanta depravação ao nosso redor, mas este foi um dos motivos porque Deus nos chamou. A ordem de Deus é para que andemos seguros e com pureza, para que sejamos diferentes, para que mesmo em um caos, possamos manter o nosso caráter e nossos princípios puros diante do Senhor.

  3º Noé vivia uma vida Santa

O Deus que nós servimos é Santo, e a nossa família também precisa ser. Assim, façamos um parâmetro com a família de Noé, este homem sabia que a responsabilidade de conduzir a família com segurança era dele, é responsabilidade do homem, o cabeça do lar guiar sua família para viver em santidade, viver mais próximo de Deus. Devemos ter assim como Noé um testemunho de vida de fidelidade e honra; ele era querido pelo Senhor, manifestava qualidade de alma, não é a toa que essas três características são dignas dele.

“Esta é a história da vida de Noé: Ele era a única pessoa justa e íntegra na Terra naquele tempo. Ele conduziu a sua vida de acordo com a vontade de Deus”. – Gênesis 6.3

Noé, sua esposa e seus filhos agiam com prudência e eram justos, e isso demonstra que viviam cheios do Espírito Santo. Portanto, aprendamos com Noé a olhar além, olhar através da nossa fé para enxergarmos o visível; Porque assim como Noé construiu uma arca para olhar para o futuro, e fez isso porque tinha confiado em Deus, tinha confiança Nele, nós também devemos fazer. Noé construiu uma arca firme, uma arca que pudesse servir como sua casa, algo resistente como uma rocha, que não fosse abalado, que resistisse a todas as ondas e tempestades, aos 40 dias de chuva, pois, se ele não tivesse construído sua casa com segurança, todos iriam naufragar. Noé a todo momento, esteve seguro da sua relação com Deus. E nós também precisamos estar, precisamos construir nossos lares com uma base sólida e firme, nos princípios de Deus, precisamos conduzir nossa família com segurança e integridade, sem abrir mão dos nossos princípios, sem nos envergonhar da Graça de Deus, e nos dando conta de como ela é importante!

Só assim, buscando ter uma vida integra, pura e buscando a santidade, é que continuaremos seguros na nossa relação com Deus. E como Noé, conseguiremos construir um lar firme, um local de segurança para nossa família, que mesmo com tempestades e forte ondas não desmorona, uma fé que não naufraga, uma confiança que não se abala, entregando os nossos sonhos a Deus, e seguindo os planejamentos deles, e conseguiremos, como Noé conduzir nossa família com segurança.


A noite do dia 05/05/19 também ficará marcada no coração de toda Igreja porque ainda tivemos a apresentação de Gabriel Candido de Assis, filho(a) de Eduardo Silva de Assis e Marcela Candido Ferreira. (A Bíblia não nos orienta a batizar crianças nas águas, por isso apresentamos em oração toda a família em forma de consagração e gratidão a Deus. Pois assim nos orienta as escrituras sagradas. Lucas 2.22).

Texto de Sara Natália

Quer ser abençoado através desta mensagem? Ouça a seguir, faça seu comentário e compartilhe!

 

avatar
  Inscreva-se  
Notificar a