Sobre esta pedra: CRISTO (Colossenses 1.13-23)

Retiro Espiritual AME 2018

Notícias

 …Mestre, é bom estarmos aqui.” (Lc 9.33b). Como seria bom que isso fosse possível! Suponho que Pedro ao fazer tal afirmação, alimentava em seu coração a esperança de prolongar, o prazer de estar na presença de Cristo. De fato, é bom estarmos aqui, sabemos que é preciso descer o monte e enfrentar os desafios que nos esperam, até mesmo Jesus, que no dia seguinte a transfiguração, desceu o monte e rapidamente precisou encarar a realidade.

O Retiro Espiritual AME 2018, deixou todos os acampantes com o mesmo sentimento de Pedro, um enorme desejo de permanecer no topo do monte, longe de tudo e bem perto de Deus. O tema abordado durante os quatro dias de retiro, foi além do proposto; “Apenas Servos” foi o tema escolhido que abrangeu muito mais que o serviço na obra de Deus, a cada palavra ministrada aprendíamos um pouco mais sobre tudo que envolve o serviço…

O destino, a cidade de Areia no brejo da Paraíba, uma viagem de aproximadamente 1h e 30min, muitas curvas e uma paisagem inspiradora. O Rancho Nova Vida abriu as porteiras e acolheu a nossa Igreja, uma equipe já estava no local, com tudo pronto para receber e acomodar todos os acampantes com eficiência.

324 pessoas, 150 famílias, 3.324 refeições,1.400 Litros de água, 540L de Refrigerante, 120L de leite, 240L de café e incontáveis bênçãos derramadas. Tivemos o privilégio de ouvir o Ir. Egivanildo Tavares (Preletor Oficial), que nos levou a grandes reflexões sobre o serviço do reino de Deus e a importância de unidade do corpo de Cristo. Todas as manhãs após a reunião dos PG (pequenos grupos devocionais), os acampantes dividiam-se por faixa etária e dentro do contexto todos tratavam do mesmo tema, com diferentes palestrantes. Os adultos foram abençoados através da vida do Pr. Roberval Almeida (PIB Areia), os jovens foram plateia do Pr. Emanuel Lázaro (SIB Tibiri), os adolescentes ouviram o Ir. Yndrews Filiphi (PIB Tibiri II) e as nossas 60 crianças participaram incansavelmente de uma programação especial, como: Luau, momento gastronômico e circuito radical do Ame Kids. Contando com uma equipe de 20 voluntários que iniciaram a preparação do Ame Kids desde Julho de 2017.

Toda a programação do retiro foi pensada no intuito de proporcionar para todos os participantes, plenitude em todos os momentos, desde as mensagens até o lazer. Enquanto os papais e adultos eram abençoados de um lado, as crianças aprendiam do outro e juntos todos cresciam espiritualmente.

Tivemos uma estrutura aconchegante, com um clima campestre, o friozinho da serra nos permitia ficar mais perto uns dos outros, aquecendo os corações e fortalecendo os laços. O lazer foi a cereja do bolo: passeio de cavalo, trilha ecológica, passeio radical de Jipe, foram uma das opções oferecidas, além do tradicional banho de piscina.

O fato é que, vivendo dias como estes não é difícil entender Pedro, quando sugere a Jesus permanecer no monte. Dia treze foi necessário levantar acampamento e descer o monte, com a certeza de valeu a pena investir, renunciar, e retirar-se para viver dias inesquecíveis na presença de Deus.

E a oração da Igreja, é para que tudo que foi vivido não seja facilmente apagado dos nossos corações, e que em 2019 possamos nos encontrar novamente, e crescer ainda mais, e  que você querido leitor, seja mais um membro desta grande família.

Palavra dos Pastores e Palestrantes

Quais os benefícios na vida de alguém que se dispõe a viver dias como estes em um retiro espiritual, e qual o impacto disso na Igreja enquanto corpo de Cristo? Qual a importância do Ame Kids na vida espiritual, social e emocional das crianças?

Ir. Egivanildo TavaresPreletor Oficial

O impacto é tremendo! Quando o individuo se propõe a retira-se e quebrar totalmente a sua rotina para viver momentos de confraternização e reflexão é de extremo valor para o crescimento. O deslocamento geográfico induz a outra dimensão, um nível de reflexão que contribui para uma introspecção. Todos nós fomos impactados ao chegarmos neste lugar, respirar novos ares. Associando as palestras, devocionais, os cultos que seguem uma linha temática, formando um corpo de idéias… Como uma linha que se entrelaça e forma uma grande tapete, como uma urdidora, urdir os pensamentos. Apenas Servos, um tema inspirado pela palavra de Deus que é inerrante, revelada e poderosa. É impossível permanecer o mesmo ouvindo sua Palavra.

Aprender a servir, entender que nós existimos no corpo de Cristo para Ele e não para si, nessa aprendizagem seguimos desenvolvendo o serviço ao Reino de Deus e expandindo uma visão missionária. A comunhão se fortalece e todos que absorveram a mensagem certamente viverão daí em diante convictos de sua real identidade na vida Cristã. Acredito que o impacto na vida da Igreja será grandioso, o resultado deste retiro será um avivamento na Igreja, uma grande mudança de pensamentos dobre a vida cristã.

O retiro é um conjunto, dividido em partes, mas que forma um todo. Todas as áreas tocadas pelo mesmo tema, à semente foi plantada, e uma hora colheremos os frutos. Vejo em minhas filhas o quanto às crianças estão impactadas com todas as atividades realizadas aqui, posso contemplar os frutos no futuro, e isso é poder Deus. Para a família como um todo, é um momento de renovar as forças, fortalecer os laços e nutrir a paz entre o casal. Ouvi o testemunho de um pai que disse: “Nunca imaginei viver dias tão especiais na presença de Deus dentro de uma tenda com a minha família!”
Esse é o momento de alimentar a comunhão, resgatar valores e princípios cristãos, fortalecendo o amor.


Pr. Evandi MonteiroCoord. Geral do Retiro

Alegria, paz, esperança, crescimento. Estes são os primeiros benefícios que se percebe na vida de alguém que se dispõe a viver dias como estes. O impacto se estende em todas as áreas da vida, e isso não tem como medir, mas o fato é que os benefícios existem e serão perceptíveis. Todos os conhecimentos aprendidos aqui serão aproveitados em todos os momentos, um exemplo disso é a descoberta do seu dom, é como encaixar a ultima peça do quebra cabeça. E o resultado de tudo isso será de frutos, vidas salvas, mais serviços e certamente Deus se agrada de tudo isso.

A Igreja está sensível ao crescimento e desenvolvimento das crianças na Igreja, e da importância delas como participantes do corpo de Cristo. A paz dentro do lar de cada uma delas será mais um fruto colhido, os pais satisfeitos com o fortalecimento da fé na vida dos seus filhos, e a Igreja auxilia a família nesta função. Os perigos do mundo existem e cabe a nós como família e Igreja orientar e ensiná-los no caminho que devem andar. O retiro Espiritual, ajuda o entendimento das crianças em vários aspectos, desde a adaptação em um alojamento diferente, numa barraca de acampamento, na convivência com os irmãos e no contato mais próximo com os seus pais desde a hora de acordar até a hora de dormir. Eu como Pastor, estou certo de que tenho conduzido a Igreja com indicadores muito seguros: Estudo da palavra, a oração e o serviço. Não se pode medir todos os benefícios, mas eles são reais, e a maturação de cada um será notória, andando no centro da vontade de Deus e obedecendo as suas ordens, configurando a cada dia sua fé e seu relacionamento com Deus.


Pr. Emanuel Lázaro – Palestrante

A comunhão é um dos maiores benefícios num evento como este. É uma oportunidade de conhecer melhor o próximo e também permitir conhecer a si próprio; Na correria do dia a dia perdemos a essência da vida cristã, ex: a comunhão, o serviço ao próximo, o amor são indispensáveis na vida do discípulo de Cristo, por isso a importância de aproveitar as oportunidades de exercitar a comunhão. Pensando em Cristo, em sua obra e em tudo que Ele fez não se pode viver o Cristianismo sozinho, ele se resume ou se pratica na vida do outro.

Freqüentemente ouço dizer que as crianças são a Igreja de amanhã, mas eu me pergunto, será¿ Eu acredito que elas são a Igreja de hoje, não podemos protelar a responsabilidade que pode ser levada a serio hoje. Precisamos prepará-las hoje para o amanhã, fortalecer a base para não sofrer as conseqüências de uma geração desnutrida espiritualmente.


Pr. Roberval Almeida – Palestrante

Dias como estes na vida de um cristão, servo de Jesus Cristo, são dias extra-ordinários! Durante os quais se pode viver intensamente o relacionamento Cristão, na perspectiva Bíblica, uma vida em comunidade. Nesse relacionamento intenso, salientam-se as diferenças e indiferença, o verdadeiro apreço e amor. Até mesmo os sentimentos ocultos no dia a dia da Igreja se revela e vem a tona, por isso é uma oportunidade de amadurecer.

Falando um pouco sobre minha experiência quando criança… Minha mãe se converteu em 1969 e eu tinha 5 anos de idade, e lembro com muito carinho e saudade os acampamentos que vivi nessa época, eu esperava ansiosamente pela chegada do retiro, me influenciou positivamente.

Tenho certeza que para as crianças que participaram do Ame Kids também levarão consigo essas lembranças até a vida adulta. São momentos de grande oportunidade para a criança que cresce nos caminhos do Senhor, conhecer e aprender os princípios e valores do Reino de Deus. As crianças muito mais que os adolescentes, adultos e jovens, absorvem com muito mais facilidade tudo que é passado. E são sensíveis as emoções e sentimentos que afloram ao seu redor. Todos nós precisamos buscar a cada dia mais a veracidade e sinceridade em nossas vidas, e colocar em prática o que se lê e ouvi, para ter uma vida coerente.

É preciso perceber e testemunhar essa tal “coerência” do que se diz e o que se faz. Dessa maneira criamos um referencial sólido para edificação das nossas vidas com o Senhor.


Ir. Yndrews FilliphPalestrante

Acredito firmemente, que participar de um retiro espiritual é o primeiro passo de um aprofundamento espiritual com Deus, à nível Teológico e  com os irmãos. O retiro é um arquétipo do que viveremos na Glória, para muitas pessoas é a única oportunidade durante o ano para ter um aprofundamento com Deus. Incita o Cristão a buscar mais de Deus, diante de tudo que é vivido nesses dias, com uma programação inspiradora, naquilo que o individuo foi estimulado durante todo o retiro.

Investir na vida espiritual das crianças deveria ser o objetivo principal das Igrejas. Dessa maneira se garante a formação e o fortalecimento espiritual para a próxima geração, nessa fase o aprendizado é mais firme e consistente, e com isso temos a certeza de que a mensagem do evangelho está sendo absorvida e será compartilhada, por eles. Isso é garantir a solidificação do seu desenvolvimento até chegar a maturidade espiritual quando adultos

ALGUNS MOMENTOS DO RETIRO

6 comentários de “Retiro Espiritual AME 2018”

  1. Que matéria edificante, nos deixa com vontade de ouvir mais, de aprender mais sobre Deus, passamos momentos tremendos nesses dias de retiro.

    Ame 2019 vem!

  2. Ansiosa para o Ame 2019! Deus seja louvado… Parabéns a todos, as equipes foram brilhantes principalmente as tias do Ame Kids que nos permitiram participar da programação enquanto as crianças se divertiam. Gratidão!

  3. Estamos todos felizes por esse serviço de adoração e busca de Deus. Planejamos e o Senhor executou. É muito bom viver e andar em Espírito. Deus nos abençoe a cada dia.

  4. Texto fantástico. Parabens Ju. Foram dias que ficarão para resto das nossas vidas em nossas mentes. Deus abençoe todo o trabalho da igreja. Ver uma equipe de quase 100 pessoas trabalhando em sua área, faz a gente entender melhor o tema “Apenas Servos”. Foi tudo muito lindo

  5. Reportagem maravilhosa! Texto fantástico! As respostas dos nossos palestrantes também foram tremendas. Os dias de retiro foram maravilhosos… A compreensão de servo, de amor e de comunhão ganharam ainda mais nitidez. Foi maravilhoso! Como costuma dizer, cada retiro é único mesmo!!!!

  6. Realmente meu amor suas palavras exprimem perfeitamente o sentimento de todos ali presentes. É impossível estar na presença de Deus e continuar o mesmo. Deus como um pai cuidadoso que quer dar um lindo presente ao filho, pensou em todos os detalhes e nós como filhos guardamos hoje em nossos corações a imensa alegria do presente recebido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha o idioma
EnglishPortugueseSpanish