Paciência: Uma capacidade dada pelo Espírito Santo

Paciência: Uma capacidade dada pelo Espírito Santo

Na noite de domingo, dia 10 de Fevereiro, realizamos o culto cerimonial: A Ceia do Senhor, na qual celebramos a morte de Cristo e sua ressurreição. Ao som de hinos cantados pelo Coro Manancial, com a regência do nosso ministro Ramos Nascimento, os dois elementos da Ceia foram servidos, e em adoração e comunhão, todos juntos, ceamos.

 Dando continuidade ao culto, nosso Pastor Evandi trouxe para todos os presentes uma mensagem, fazendo com que cada um fizesse uma auto avaliação e refletisse sobre sua própria vida. Teria sido muito difícil não pensar em nós mesmo enquanto ele falava, ou refletir sobre como temos agindo em nossos dias. De modo centrado e avaliativo, pastor Evandi nos fez refletir sobre o seguinte tema:

Paciência
Uma capacidade dada pelo Espírito Santo

Tendo por texto base Gálatas 5.22 e 23, foi ressaltado que não se fala em “os frutos do Espírito”, mas em ‘o fruto do Espírito’; quando temos o fruto do Espírito que nos dá direcionamento, vivemos um modelo de vida que jamais será condenado. Ter o fruto do Espírito é andar cautelosamente, com prudência, bom testemunho e segurança.

“Mas, quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, ele produzirá em nós este fruto: amor, alegria, paz, paciência, retidão, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio; Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5.22

No novo testamento, a paciência é muito usada, não apenas em palavras como também em ações; ao qual vemos os exemplos das atitudes tomadas por Cristo, e pelo próprio Deus.

Assim, podemos atribuir á paciência, a igual capacidade de obedecer, e de estar em paz.

Geralmente quando se fala em ‘Paciência’ pensasse na ‘paciência de Jó’, porém, neste domingo Pastor Evandi nos fez refletir sobre a ‘paciência de Noé’, no que resultou em sua altruísta obediência.

“Os espíritos daqueles que, muito tempo atrás, nos dias de Noé, tinham-se recusado a ouvir a Deus, embora Ele esperasse por eles com toda a paciência enquanto Noé estava construindo a arca. Entretanto, apenas oito pessoas foram salvas pela água”. – 1º Pedro 3.20

A história de Noé é conhecida por muitos, mas nem todos se atentam aos detalhes. Enquanto muitos pensam que Noé passou na arca apenas o período de 40 dias e 40 noites, podemos ver em Gênesis 7.11 e 8.14, que a sua vivência na arca ultrapassou o período de 300 dias. Imagine passar um ano na convivência de todos os tipos de animais dentro de um “barco” e continuar em paz, esperando pacientemente pela providência de Deus.

Então pensemos, qual grande exemplo temos de paciência, obediência e paz na vida de Noé, e quanto Deus se manteve fiel com ele e toda sua família, afinal, foram ás únicas pessoas salvas; Deus é bom e tolerante, mas também é justo.

“Deixo a paz com vocês! E minha paz eu dou a vocês. Não é como a paz que o mundo dá. Portanto, não se aflijam nem tenham medo”. João 14.27

Assim também nós devemos viver, pacientes e perseverantes; Para que tenhamos uma vida em paz. A paciência é dada aos filhos de Deus pelo seu Santo Espírito; de modo que não se relaciona com coisas ou acontecimentos, mas com pessoas. E vemos que a paciência nos torna perseverantes, atribui em nós o sentimento de confiança, para que não tenhamos medo, e sim paz. A paz que Cristo nos concedeu!

A paz de Cristo é a verdadeira reconciliação em Deus. A paz de Cristo nos liberta, não permita que vivamos com medo ou inseguros, a paz de Cristo nos transmite confiança e paciência, enquanto o medo nos adoece.

Por isso, não devemos ter medo, tão pouco duvidas. Não tenhamos preocupações, para que não vivamos em ansiedade, mas que as palavras de Deus sejam nossa arma, para que assim, vivamos em paciência. Mantendo a calma e confiando plenamente no Deus ao qual servimos. Assim lembraremos a todo instante que a obra de Deus nas nossas vidas é perfeita!

Para completar a noite maravilhosa, no final do culto o irmão Edvando Benedito dos Santos aceitou a Cristo como único salvador e os irmãos Lucas Bruno dos Santos Davi e Marleide Clmentino do Nascimento voltaram aos caminhos do Senhor, e houve festa no céu.

Texto de Sara Natália

Quer ser abençoado através desta mensagem? Ouça a seguir, faça seu comentário e compartilhe!

avatar
  Inscreva-se  
Notificar a